Serpentina

As serpentinas são um grupo de filossilicatos de magnésio hidratado, gerados pela alteração de silicatos de magnésio (geralmente olivina, piroxênios e anfibólios). Possui três variedades principais: antigorita, lizardita e crisotila. As primeiras duas caracterizadas pelo hábito maciço e o brilho gorduroso, enquanto que a última possui hábito fibroso e brilho sedoso. É comum no grupo apresentar cor variegada em tons de verde. A crisotila tem um amplo uso industrial como fonte de asbesto que, pela natureza fibrosa e por não ser combustível, origina importantes subprodutos ignífugos e isolantes contra o calor e a eletricidade. O Mármore Verde Antico é uma variedade misturada com mármore branco. Diversos estudos mostram que a variedade de asbesto azul (uma forma de asbesto do anfibólio riebeckita) gera um grande perigo para a saúde por estar relacionado a uma variedade de doenças pulmonares. A crisotila (a variedade de asbesto da serpentina) é a mais amplamente minerada (95% da produção de asbesto no mundo).

ClassificaçãoFilossilicatoFórmula QuímicaMg3Si2O5(OH)4
Dureza3 – 5, usualmente 4BrilhoGorduroso quando maciça, sedoso nas fibras.
CorComumente variegada em diferentes tons de verde.ComposiçãoSilicato de magnésio hidratado: 43% de MgO, 44,1% de SiO2 e 12,9% de H2O. O Ni pode substituir o Mg, e o Al o Si. O Fe2+ pode estar presente em pequena quantidade.
CristalografiaHexagonal e monoclínicoClasse
HábitoA antigorite e a lizardite são comumente maciças e de grãos finos, enquanto que a cristotila é fibrosa.ClivagemNão tem
FraturaDensidade relativa2,5 – 2,6
Propriedades ÓpticasBiaxial positivo ou negativoPropriedades DiagnósticasA cor verde variegada, o brilho gorduroso e o habito fibroso.
AssociaçãoFrequentemente associada a magnesita, cromita e magnetita.OcorrênciaProduto da alteração de silicatos de magnésio, especialmente olivina, piroxênio e anfibólios. Em rochas ígneas e metamórficas pode ser achada desde partículas disseminadas até chegar a constituir toda a massa rochosa (rocha conhecida como serpentina, principalmente da variedade antigorita).
UsosA crisotila é a principal fonte de asbesto. Também como pedra ornamental e para construção.Traço

Rolar para cima