Caulinita (Argilominerais)

Os minerais argilosos são silicatos de alumínio hidratados de granulação fina, e principais constituintes dos argilominerais. Sua formula geral pode ser descrita como (Al,Mg,Fe)4(Si4O10)(OH)8, na medida que o alumínio pode ser parcialmente substituído pelo magnésio ou pelo ferro. Normalmente as argilas apresentam mistura com outros minerais como o feldspato, o quartzo, os carbonatos e as micas.

ClassificaçãoFilossilicatosFórmula QuímicaAl4(Si4O10)(OH)8
Dureza2 – 2,5BrilhoTerroso, opaco. Nas placas de cristal, nacarado
CorBranco, as vezes colorida pelas impurezas.ComposiçãoAl2O3 39,5%, SiO2 46,5%, H2O 14%. Pudendo existir uma substituição parcial do alumínio pelo ferro ou o magnésio.
CristalografiaTriclínicoClasse1
HábitoPlacas diminutas em hexágono ou rombo (micáceo). Em massas terrosas (semelhantes à argila),compactas ou friáveis.ClivagemPerfeita em {001}
FraturaDensidade relativa2,6 – 2,63
Propriedades ÓpticasBiaxial negativoPropriedades DiagnósticasSemelhante a argila. Sem ensaios óticos não é possível distingui-la de outros minerais argilosos.
AssociaçãoAssociada por alteração ao feldspato, mas de ocorrência ampla. Depositada em forma de camadas de argila com uma grande variedade de minerais.OcorrênciaMineral se orgiem supérgena, derivada dos silicatos de alumínio (principalmente feldspato). Sendo assim, de ampla distribuição na superfície da terra, nos depósitos sedimentares de grãos finos.
UsosUsa-se amplamente na manufactura. Incluído a fabricação de tijolos, telhas, manilhas de esgotos, papel, na industria da borracha e na manufatura de refratários.Traço

Rolar para cima