Rochas Ígneas

Rochas Sedimentares

Rochas Metamórficas

Rocha é um agregado consolidado de um ou mais minerais formado por processos naturais. Além de minerais, as rochas também podem conter matéria orgânica, fósseis, água, vidro vulcânico e outros componentes sólidos naturais.

As rochas são formadas nos mais variados ambientes no planeta Terra, na Lua, ou mesmo em outros planetas do nosso Sistema Solar ou fora dele, ou seja, onde tiver os ingredientes e as condições certas, rochas serão formadas. Esse agregado natural consolidado representa a unidade fundamental que compõe a crosta e o manto terrestre e registram os processos geológicos ocorridos no passado geológico, sendo que seu estudo permite compreender a evolução do nosso planeta.

A identificação de cada tipo de rocha baseia-se na caracterização da sua composição (minerais constituintes), textura (tamanho, forma e arranjo dos minerais em escala submilimétrica a centimétrica) e estrutura (contrastes no arranjo mineralógico e/ou descontinuidades físicas em escala centimétrica a métrica).

As rochas são subdivididas em 3 grandes grupos de acordo com sua formação: ígneas, sedimentares e metamórficas.

Rochas ígneas são sólidos cristalinos formados diretamente pelo resfriamento e solidificação de magma. O magma é resultado da fusão parcial (derretimento) de rochas no interior do planeta. É necessário altas temperaturas para fundir uma rocha, geralmente entre 700 e 1200 °C.

Rochas sedimentares são formadas por sedimentos (seixos, areia, silte e argila), ou mesmo de restos de plantas e animais, depositados em camadas ao longo do tempo, seja em terra ou no fundo dos oceanos, mares, rios e lagos. Os sedimentos são formados pelo processo de intemperismo (fragmentação/decomposição) e erosão (transporte) de rochas expostas na superfície da Terra, e também pela precipitação de íons em solução aquosa.

Rochas metamórficas são formadas pela transformação de outras rochas, com a recristalização e/ou rearranjo de minerais, devidas a mudanças extremas das condições de pressão e temperatura, em geral, associadas à movimentação das placas tectônicas e formação de cadeias de montanhas.

Rolar para cima