Aragonita

A aragonita é um polimorfo de alta pressão da calcita (sendo a primeira menos estável do que a segunda em condições atmosféricas), pudendo originá-la como produto de alteração. Pode ser usada na mesma medida do que a calcita (na fabricação de cimentos e correção de pH em solos ácidos), mas seu uso na industria não é relevante, por sua menor ocorrência em relação à calcita. Em geral, por seu hábito pode ter uso na ornamentação, como um mineral gemológico de coleção.

ClassificaçãoCarbonatoFórmula QuímicaCaCO3
Dureza3,5 – 4BrilhoVítreo
CorIncolor, branca, amarela pálida e colorida variadamente.ComposiçãoCaO 56%, CO2 44%. Contém pequenas quantidades de Sr e Pb substituindo o Ca.
CristalografiaOrtorrômbicoClasse2/m 2/m 2/m
HábitoPiramidal acicular, tabular, geminados pseudo-hexagonais.ClivagemDistinta em {010}, má em {110}
FraturaIrregular a subconchoidalDensidade relativa2,94
Propriedades ÓpticasBiaxial negativoPropriedades DiagnósticasDensidade relativa, ausência de clivagem romboédrica e solubilidade em HCl em frio.
AssociaçãoAssociada a gibsita, depósitos de ferro, calcita e serpentina.OcorrênciaSignificativamente menos comum do que a calcita. Precipita em águas carbonatadas quentes, em depósitos próximos da superfície. Encontra-se crostas fibrosas sobre a serpentina e preenchendo as cavidades amigdaloides no basalto
UsosPrincipalmente como gema, mas também é usada na manufatura de medidores de pressão piezoelétricos.Traço

Rolar para cima