Magnesita

A magnesita é um carbonato de magnésio, formado principalmente na alteração de rochas ricas em Mg, pela ação de fluidos hidrotermais. Foi fonte principal do magnésio metálico, que tem uma grande importância industrial, mas atualmente é usada primariamente para a obtenção de óxido de magnésio.

ClassificaçãoCarbonatoFórmula QuímicaMgCO3
Dureza3,5 – 5BrilhoVítreo
CorBranco, cinza, amarelo, castanho, incolor.ComposiçãoMgO 47,8%, CO2 52,2%. Pode ocorrer a substituição completa do Mg por Fe2+, formando a série da Dolomita-Siderita (com a siderita no extremo ferroso).
CristalografiaHexagonalClasse¯32/m
HábitoUsualmente criptocristalina, em massas brancas, terrosas, compactas. As vezes em massas granulares cliváveis.ClivagemPerfeita em {10¯11}
FraturaDensidade relativa3,0 – 3,2
Propriedades ÓpticasUniaxial negativoPropriedades DiagnósticasDensidade relativa, ausência de cálcio abundante e dureza (na variedade maciça).
AssociaçãoQuando tiver origem metamórfico, a talco, a clorita e micas. Quando sedimentar, a dolomita (sendo esta um produto intermediário de formação).OcorrênciaComumente em veios e massas irregulares, derivada da alteração de rochas ígneas ou metamórficas ricas em Mg, através da ação de águas contendo ácido carbônico. Também por precipitação ou substituição iônica de Mg no calcário.
UsosNa fabricação de tijolos para revestimento de fornalhas. Fonte de magnésia na industria química.Traço

Rolar para cima