Enxofre

O enxofre é um mineral da classe dos elementos nativos e corresponde à principal fonte do elemento enxofre. O enxofre ocorre em bordas de vulcões, proveniente da deposição de gases emanados nas fumarolas, em veios associado a sulfetos metálicos, como produto da oxidação dos últimos, e em rochas sedimentares associado a anidrita, gipsita e carbonatos.

ClassificaçãoElemento nativoFórmula QuímicaS
Dureza1,5 – 2,5BrilhoResinoso
CorAmarelo, com variação da tonalidade para amarelo-esverdeado, acinzentando e avermelhado. Transparente a translúcido.ComposiçãoS (100%). Pode conter pequenas quantidades de Se.
CristalografiaOrtorrômbicoClasse2/m 2/m 2/m
HábitoPiramidal, bipiramidal, prismático. Comumente em massas irregulares e cristalizados imperfeitamente. Também como massas reniformes, maciças, estalactíticas, como incrustações, terrosas.Clivagem
FraturaConchoide a desigual (frágil).Densidade relativa2,05 – 2,09
Propriedades ÓpticasBiaxial positivoPropriedades DiagnósticasCor e facilidade com que queima em uma chama. Ausência de uma boa clivagem distingue-o do ouro-pigmento. Possui um cheiro caraterístico e quando se segura um cristal na mão, próximo do ouvido ouvir-se-á estralar. Além disso é um mau condutor de calor.
AssociaçãoAssociado à anidrita, gipsita, carbonatos e sulfetos metálicos.OcorrênciaBordas de vulcões, proveniente da deposição de gases emanados nas fumarolas, veios associado a sulfetos metálicos, como produto da oxidação dos últimos, e em rochas sedimentares associado a anidrita, gipsita e carbonatos.
UsosPrincipal fonte do elementos enxofre, representando cerca de metade do fornecimento mundial, utilizado para a fabricação de compostos, como ácido sulfúrico (H2SO4) e sulfeto de hidrogênio/ ácido sulfídrico (H2S), inseticidas, fertilizantes, no processo de vulcanização da borracha, explosivos, produtos de alcatrão de hulha, na preparação da polpa de madeira para fabricação de papel, tintas, tecidos, na fabricação de sabões e no processamento do petróleo.