Apatita

Apatita é um nome que abrange tanto um mineral como um grupo mineral inserido nos fosfatos, predominantemente compostos por fosfato de cálcio (mas podendo apresentar teores significativos de flúor, cloro e hidróxido). As apatitas são alguns dos principais minerais acessórios em diversos tipos de rocha, sejam essas ígneas, metamórficas ou sedimentares. Como grupo, sua composição pode ser muito diversa pois suporta uma grande variedade de substituições complexas na sua estrutura.

O nome provém da palavra grega iludir, por ser confundida com outros minerais quando utilizada como gema.

ClassificaçãoFosfatoFórmula QuímicaCa5(PO4)3(F, Cl, OH)
Dureza5 – Mineral índice da escala MohsBrilhoVítreo a subresinoso
CorNormalmente em tons de verde ou castanho, também azul, violeta e incolor.ComposiçãoCloro, flúor e hidroxila se substituiem mutuamente, dando origem a séries completas cujos extremos são: Fluofosfato de cálcio (ou fluorapatita) Ca5F(PO4)3, cloroapatita  Ca5Cl(PO4)3, hidroxilapatita  Ca5(OH)(PO4)3. Carbonato (CO32-) pode substituir o fosfato (PO43-), produzindo carbonoapatita, e manganês pode subtituir parcialmente o cálcio. Também é possível achar substituições parciais de Ca2+ por Na, e do grupo (PO4) por (SO4) ou (SiO4).
CristalografiaHexagonalClasse6/m
HábitoEm cristais prismáticos ou tabulares, também massivo granular ou compacto.ClivagemPobre em {0001}
FraturaDensidade relativa3,15 – 3,20
Propriedades ÓpticasUniaxial negativo.Propriedades DiagnósticasReconhecida por seus cristais, cor e por sua dureza.
AssociaçãoDiversa. Em alguns depósitos, intimamente associada a nefelina e titanita.OcorrênciaMineral acessório em diversos tipos de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Maior concentração quando associada a rochas alcalinas e carbonatíticas.
UsosFonte de fósforo utilizado em fertilizantes. Ocasionalmente usada como gema.Traço

Rolar para cima