Halita

Halita é um mineral da classe dos halóides, de composição NaCl (cloreto de sódio). Devido a sua alta solubilidade a halita é tipicamente mineral um evaporítico, estando associada a outros minerais como gipsita, silvita e anidrita em depósitos evaporíticos. Esta associação está presente, por exemplo, nas camadas de sal que estão acima das reservas de Petróleo da Bacia de Campos (pré-sal brasileiro).

A halita é a principal fonte de sódio e cloro para a indústria química, e seu nome provém de halus, grego, que significa “sal”.

ClassificaçãoHalóideFórmula QuímicaNaCl
Dureza2,5BrilhoTransparente a translúcido.
CorIncolor a branca, podendo apresentar tons de amarelo, vermelho, azul e púrpura quando impuro.ComposiçãoNa (39,3%) e Cl (60,7%), pode conter diferentes impurezas.
CristalografiaIsométricoClasse4/m ¯3 2/m
HábitoCúbico. Maciça, granular a compacta. Em agregados cúbicos cliváveis.ClivagemPerfeita {001}
FraturaDensidade relativa2,16
Propriedades ÓpticasIsotrópicoPropriedades DiagnósticasHábito e clivagem cúbicos, gosto salgado.
AssociaçãoGipsita, silvita, anidrita e calcita.OcorrênciaEvaporitos
UsosPrincipal fonte de sódio e cloro para a indústria química. O cloro é utilizado na fabricação de ácido clorídrico, e o sódio para curtir couros, em fertilizantes, alimentação de animais de criação, derreter neve em rodovias, no extermínio de ervas daninhas e na produção e conservação de alimentos para humanos.Traço