Opala

Tectossilicato hidratado do grupo da sílica, em geral classificada como mineraloide (Material geológico de interesse que carece de uma ou mais características dos minerais, neste caso: estrutura cristalina). Pode ser classificada em distintas variedades de acordo com sua cor e diferencias no jogo de cores que cada uma mostra. É considerado um sólido essencialmente amorfo, mas que pode apresentar um tipo de estrutura ordenada na variedade opala preciosa.

ClassificaçãoTectossilicatoFórmula QuímicaSiO2.nH2O
Dureza5 – 6BrilhoVítreo, as vezes resinoso.
CorIncolor, branca, matizes pálidos de amarelo, vermelho, castanho, verde, cinza e azul.ComposiçãoSiO2 principalmente, com uma quantidade variável de água usualmente entre 4% e 9%, mas pudendo atingir até um 20%.
CristalografiaAmorfo (essencialmente) a criptocristalino.Classe
HábitoMaciço, muitas vezes botrioidal, estalactítica.ClivagemNão tem
FraturaConchoidalDensidade relativa2,0 – 2,25
Propriedades ÓpticasUniaxial positivoPropriedades DiagnósticasDiferencia-se do quartzo pela dureza menor, densidade relativa e presença de água. Pode ser facilmente reconhecida se apresentar opalescência.
VariedadesAssim como o quartzo, possui aparências diferentes que originam nomes diferentes (as variedades). As principais são: a opala preciosa, a opala comum, a hialita, a geiserita ou sínter silicoso, a madeira opalizada e o diatomito.OcorrênciaEncontra-se revestindo e enchendo cavidades nas rochas ígneas e sedimentares, nas quais depositou pela atividade hidrotermal.
UsosGema quando em algumas variedades. Emprega-se também como abrasivo, enchimento, pó pára filtragem e em produtos de isolamento.Traço

Rolar para cima