Calcopirita

A calcopirita é o mineral de cobre mais comum, uma importante fonte do metal para a industria. Associado tanto a outros minerais de cobre (sendo a principal fonte de minerais secundários de cobre), quanto outros minerais sulfetos. Dentre eles, uma das associações mais comuns é a pirita, que, assim como a calcopirita, recebe o apelido de “ouro de tolo”, devido à coloração amarela e ao brilho metálico de ambas, que pode ser confundida com às características do ouro.

ClassificaçãoSulfetoFórmula QuímicaCuFeS2
Dureza3,5 – 4BrilhoMetálico
CorAmarelo do latão, bronze. Pode apresentar um tipo de iridescência.ComposiçãoCu (34,6%), Fe (30,4%) e S (35,0%).
CristalografiaTetragonalClasse¯42m
HábitoUsualmente maciça.ClivagemNão tem
FraturaDensidade relativa4,1 – 4,3
Propriedades ÓpticasIsotrópicoPropriedades DiagnósticasCor amarela do latão, traço preto esverdeado e baixa dureza (mais mole do que o aço). Diferencia-se da pirita pela dureza e o hábito, e do ouro por ser quebradiça.
AssociaçãoFrequentemente à pirita. Também associada à galena, esfalerita e dolomita em depósitos de substituição de baixa temperatura, a pirrotita e pentlandita em depósitos de alta temperatura. As vezes pode conter prata ou ouro.OcorrênciaVeios hidrotermais, depósitos de alteração, diques pegmatíticos, depósitos metamórficos de contato.
UsosImportante minério de cobre.TraçoPreto esverdeado.

Rolar para cima