Os nesossilicatos correspondem à mais baixa polimerização de sílica (SiO4) possível: os tetraedros de sílica permanecem isolados entre si, não existe nenhum tipo de compartilhamento de oxigênios entre os tetraedros. Eles interagem por ligações iônicas com os cátions intersticiais. As características desses cations (como raio, carga e coordenação) são determinantes para definir as estruturas nesta família de silicatos. Como consequência a cristalografia varia de uma a outra espécie.

Geralmente o empacotamento atômico destes minerais é compacto (denso), fazendo com que os minerais tenham dureza e densidade relativa altas. Devido à baixa polimerização (os tetraedros de SiO4 estão isolados), as forças de ligação são aproximadamente iguais em todas as direções. Como consequência, o hábito cristalino dos nesossilicatos é geralmente equidimensional e não há direções pronunciadas de clivagem.

Ao contrário de famílias de silicatos com alta polimerização, onde a substituição do Si pelo Al3+ é comum, a ocorrência deste fenômeno no tetraedro isolado de SiO4 nos nesossilicatos é geralmente baixa.

Na família dos nesossilicatos temos diferentes grupos: o grupo da olivina, o grupo das granadas, o grupo do zircão, os aluminossilicatos e alguns membros não pertencentes as outras categorias (a titanita, a estaurolita, o topázio, etc).

Rolar para cima